3 de janeiro de 2009

O que é a escola?


Para muitas pessoas é aquele prédio cheio de salas de aulas, carteiras, quadros-negros, professoras, diretora e alunos, evidentemente.

Para alguns, uma tosca tapera com alguns bancos e um que sabe mais, ali na frente a passar o seu conhecimento para os demais.

Para muitos, uma miragem. Algo que nem sabe o que é. São os alunos do analfabetismo e filhos da ignorância coletiva.

Mas a grande escola para a maioria está ai, diante de todos os olhos e ninguém a vê. É a própria vida.

Mas não basta dizer ah! É preciso entender a vida como a única e verdadeira escola. Ai o Criador colocou tudo que deverá ser aprendido por aqueles que por ai passam.

Existem tantas sabedorias a serem repassadas: a dos pássaros, das árvores, dos animais domésticos e enfim, dos frutos, das flores, das águas, dos ventos, das noites, dos alimentos... e por ai vai.

Quantos de vocês já tentaram acompanhar o processo da germinação, nascimento, criação e poda de um simples pé de salsinha? Quantos de vocês já acompanharam o tomateiro ou viram animais dando cria, dando-lhes os primeiros cuidados? Quantos de vocês já viram uma colméia “ao vivo”, uma aranha tecendo sua teia para o seu sustento? Quantos já dedicaram grande parte de seu tempo para acompanhar este aprendizado de paciência em busca do alimento.

Quantos de vocês já pararam para aprender com o pica-pau como furar o tronco de uma árvore ou com o joão-de-barro como constrói sua casa.

A calma e a estratégia de um animal selvagem para garantir o seu sustento.

E quem já olhou um “matuto” montar suas “engenhocas” para solucionar problemas do seu dia a dia que jamais passou pela cabeça de vocês.

Vamos para a escola?

Mensagem ditada em: sem data
pelo espírito: João Evangelista
na Casa de Catarina - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua manifestação é importante para o aprendizado de todos que chegarem a este blog.