24 de fevereiro de 2008

A conduta dos médiuns


Podeis, cada um destes que aqui estão, perguntar se há necessidade de se estabelecer normas para conduta dos médiuns, sejam eles já portadores dos conhecimentos teóricos da doutrina espírita ou aqueles que por ora iniciam seus estudos da doutrina deixada para vós pelo Filho do Criador Supremo.

Direi, então, a vós: - é claro que há necessidade!

Podeis, então, buscar em toda a literatura advinda até vós pelos obreiros da espiritualidade, todos os motivos para isto. Não queremos, por ora, tornarmo-nos extensos no ditado destas orientações, mas apenas, trabalhar junto com vós na elucidação de alguns trechos desta vasta obra iniciada, de forma sistematizada, por Kardec.

Senão vejamos: através de Chico Xavier recebestes: “o desenvolvimento mediúnico requer disciplina.”

Mas como disciplina? O que dizer com disciplina?

Disciplina é dedicação a um propósito. Disciplina é manter a rotina. É estar perfeitamente sintonizado com o que precisa ser feito.

Mas, amigo, não nos é dito que também, nós encarnados, temos nossa parcela no desenvolvimento no momento que nos é dado o livre-arbítrio de nossas vidas?

Sim, irmãos. Isto faz parte da tua evolução. Mas deveis encarar o estudo sistematizado da doutrina como parte de sua doutrina, de sua formação tal qual estudas tantas outras coisas para galgar evolução em sua vida material.

Não dedicas grande parte do início de tuas vidas a estudar tantas matérias muitas das quais até nem entende porque dispensas tanto tempo em ouvir falar de suas teorias pois não consegues entender aplicação prática delas, não é mesmo? E no entanto, freqüentas os bancos escolares com a regularidade exigida, fazes os trabalhos orientados por aqueles a quem é dada a atribuição de disseminar as informações, fazes provas de aferição do conhecimento adquirido e até, em alguns casos renovas o aprendizado por não ter alcançado a absorção do conhecimento mínimo exigido para galgar outro degrau.

Pergunto, então, a vocês: porque o estudo da doutrina espírita também não deve seguir esta estruturação como vocês chamam? Porque esta escola tem que navegar como um barco sem vela e sem leme? Não, irmãos, não chegarás a lugar algum se não encontrares, em toda a tua vida, seja ela ali, encarnado ou apenas usando a vestimenta espiritual que o Pai nos concedeu.

É preciso freqüentar os bancos escolares, comparecer à hora determinada, ler as lições, fazer perguntas, trabalhos de casa, provas de avaliação de conhecimento e até repetir de ano quando não conseguires atingir o conhecimento mínimo.

Sabem porque?

Por que acreditamos nós que alguém só pode desempenhar bem uma tarefa se tiver conhecimento de como ela deva ser feita. Como aprender a fazer uma tarefa sem estudá-la? Como fazer bem uma tarefa sem que haja disciplina o seu aprendizado?

Vejam bem: existem organizações que ensinam a manipular máquinas complicadas a operários que muitas vezes não têm conhecimento de física e no entanto eles são treinados para desempenharem bem suas atividades. Sabem porque? Por que, entre outras coisas, ele estará sendo avaliado sobre o desempenho de sua atividade. Se ele não conseguir desempenhá-la a contento, poderá perder seu emprego, poderá até perder a vida. Ou não é?

Muitos de vós sabem que existem tarefas simples mas de alto risco para a vida e tantas outras complexas sem risco de vida, não é? O risco que corres não aprendendo de forma adequada a doutrina espírita, de forma disciplinada, é que não saberás manipular adequadamente esta máquina que lhe foi emprestada para trabalhar pelo Criador. Se não souberes utilizá-la, deixá-la sofrer algum dano, a ti será cobrado o prejuízo, certo?

Aqui queremos deixar para vós, que estão se preparando para ingressarem na Escolinha de Médiuns que está em formação nesta Casa, lembrem-se sempre de que é muito importante, mais do que necessária, imprescindível a disciplina, a dedicação ao estudo e, mais do que estudar: APRENDER.

Você amigo, será um trabalhador qualificado da seara divina, se assim o quiser.

Nós te agradecemos.

Mensagem ditada em: 08.08.1996
pelo espírito: João Evangelista
na Casa de Catarina - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua manifestação é importante para o aprendizado de todos que chegarem a este blog.