24 de abril de 2008

A luz e as trevas


Assim se fez a luz. Assim se fez as trevas. Assim começou. Assim terminará.

Amigos da matéria: precisais entender a luz e as trevas. Precisais buscar os esclarecimentos necessários para o entendimento correto. A verdade deve sempre prevalecer: a luz consegue apagar as trevas, mas as trevas não conseguem acabar com a luz.

Esta é uma das verdades da vida. Ainda hoje, em sua própria casa, podeis verificar esta verdade.

Ao entrar em casa, no escuro, acenda a luz! Logo acabarão as trevas.

Assim se faz com o aprendizado. Partis das trevas (ausência de conhecimento) para o iluminamento (aquisição de conhecimento). Não se tem notícia de alguém que ao ter plenos conhecimentos regrida à posição anterior por sua plena vontade.

Estas coisas são ditas para mostrar a vocês a simplicidade da vida. São ditas estas palavras para poder mostrar a vocês que não deveis apenas se preocupar com o aprendizado de matérias complexas. Muitas vezes o domínio de matérias simples é o suficiente para um caminhar evolutivo constante.

Dominar técnicas de convivência com os dons naturais inerentes a cada ser vivo.

Quantas vezes o aprendizado se faz à luz da contemplação dos efeitos naturais? Já te percebeste contemplando insetos nas plantas? Quantos de vocês conhecem como uma minhoca vive num vaso de plantas? Quantas crianças de hoje não conhecem seres considerados "animais caseiros" ou outros de convivência tida natural por muito tempo.

Galinhas, preás, gambás, ovelhas fazem parte do anedotário de muitas crianças. Muitas vezes apenas, de forma pejorativa de tratamento.

Não têm elas a convivência necessária com a natureza.

Muitas não saem da frente do televisor durante horas a fio. Ou assistem a programas ditos "infantis" ou usam este aparelho como meio de brincadeira no cotidiano, através de brinquedos eletrônicos.

Não se vê tanta preocupação dos pais em ensinar às crianças a natureza. Assim fazendo, estão deixando seus filhos trilhando pelas trevas do conhecimento.

Muitos chegarão à idade adulta sem o conhecimento das coisas naturais.

Hoje em dia começam os movimentos tidos como "verdes". Não há nenhuma preocupação natural com a coisa da natureza. Não há nenhuma preocupação com a sabedoria do simples. Só há preocupação com o fútil.

As matérias nas escolas levam as crianças ao estudo de matérias nem tanto práticas para a vida quanto seria esperado. Por que crianças decorarem fórmulas, datas e outras tantas coisas e não se preocuparem em aprender a cuidar de flores e animais?

Por que não aprender com o relacionamento pacífico dos animais e dos vegetais?

Por que os pais não se "ligam" nestes assuntos?

Com a palavra, vocês...

Texto publicado no livro: Histórias da Roça - 1ª edição - 2003
pelo espírito: Monteiro Lobato
na Casa de Catarina - RJ

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